“Não existe animal de rua, existem animais abandonados nas ruas”
“Minha fala aqui é de muita esperança! Precisamos da ajuda de vocês!”
A convite do presidente Brás Zagotto (Podemos), a empresária Eliane Parajara, atual presidente do Lions Clube Frade e a Freira e atuante em diversas causas sociais, denunciou, emocionada, as situações vivenciadas no trabalho voluntário de protetores de animais em Cachoeiro. “A Eliane veio aqui para os vereadores ficarem cientes do que está acontecendo e entender como ajudar. Estamos à disposição! Esta casa é do povo e todos os que solicitarem sempre poderão vir aqui expor sua causa”, explicou Brás.
Defendendo o conceito de saúde única - que visa equilibrar e otimizar, de forma sustentável, a saúde de pessoas, animais e ecossistemas para manutenção da vida, Parajara explicou como o cuidado animal tem sido negligenciado pelo estado e município, contaminando o meio ambiente e prejudicando a saúde dos seres humanos.
Mesmo com boas perspectivas a nível estadual, com a proposta de criação do Programa de Bem Estar Animal, a protetora relatou o que é encontrado em Cachoeiro. “Temos denúncias de animais violentados e a polícia nem investiga! Canis clandestinos onde os animais são obrigados a se reproduzir indefinidamente, com maus tratos, sendo descartados quando não são mais úteis. Animais vivendo acorrentados em quintais sem o mínimo de cuidados, sem água, sem alimentos. Animais perambulando pela cidade doentes, famintos, mau tratados... Cadelas no cio... Se faz urgente a castração permanente, não somente mutirão! São muitos casos! Poderia citar por horas! Por favor, nos ajudem e ouçam o clamor dos protetores de animais!”