Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 17/12, última Sessão Ordinária de 2024: resumo dos assuntos debatidos pelos vereadores

17/12, última Sessão Ordinária de 2024: resumo dos assuntos debatidos pelos vereadores

por Camila Reis publicado 17/12/2024 19h34, última modificação 17/12/2024 19h34

Resumo dos Pronunciamentos – Sessão Ordinária do dia 17/12/2024

Sandro Irmão (PDT)

Concede homenagem especial à Liga Urbana e Social de Basquete.

Ely Escarpini (PSDB)

Agradece pela oportunidade de trabalhar nos três mandatos exercidos, mostrando em vídeo algumas de suas principais realizações - abastecimento de água e nova ponte de acesso na localidade de Cocuí; muro da Rua Baixo Guandu, onde será construída unidade de saúde do Zumbi, academias no Zumbi e na Av. Beira Rio, Centro Comunitário do Zumbi, viaturas novas para a GCM. Agradece à atual administração municipal pela parceria que permitiu ajudar muitas vezes à população. Agradece à sua assessoria de gabinete pelo bom trabalho realizado.

Ary Corrêa Patriota (Republicanos)

Afirma que, diferente de Ely, ao invés de parceria, teve perseguição do governo ao longo do mandato, e o que foi construído na região do Monte Belo e União foi através dos governos anteriores de Ferraço e José Tasso. Lembra várias irregularidades dos serviços públicos municipais que denunciou ao longo do mandato. Agradece à toda a equipe que o acompanhou pela dedicação e trabalho. Relata traição interna no Republicanos, que prejudicou sua candidatura nas últimas eleições e afirma que, se não for expulso, deixará o partido em janeiro.

Diogo Lube (PDT)

Concede homenagem especial a artista de hip hop. Sua assessoria apresentou vídeo surpresa com mensagem em agradecimento pelos dois mandatos exercidos. Fez uma prestação de contas do trabalho como vereador listando os números de cada tipo de matérias propostas, projetos de lei aprovados, comissões que participou, a gerência da Escola do Legislativo, a iniciativa de realizar uma campanha sem barulho, as pautas dos servidores municipais que apoiou e audiências públicas de variados temas.  Agradece ao governo pelo convite para a liderança e elogia o processo de transição em andamento.

Paulo Grola (Podemos)

Agradece ao prefeito pela construção da quadra e do CRAS, que deixa como legado à sua comunidade. Cede tempo de fala à sua assessora Elma Bazoni que relata indicação do gabinete para reabertura do acesso do HIFA do Aquidaban pela Av. Bolívar de Abreu, possibilitada por projeto de lei aprovado pela Câmara para cessão dos lotes necessários para a regularização da área. Pede que a Casa cobre ao HIFA que reestabeleça o acesso, que ainda não foi feito. Mestre Gelinho, em aparte, lembra que também foi indicado que os ônibus do transporte público entrem na área e possam deixar pacientes e familiares mais próximos da entrada do hospital. Agradece pelos votos recebidos e deseja que a próxima composição da Câmara continue fazendo um bom trabalho.

Arildo Boleba (PDT)

Agradece ao PDT e ao presidente do partido pelo trabalho realizado para a eleição, manifestando a intenção de continuar fiel ao partido e equipe. Agradece aos vereadores pela companhia no mandato, elogia Ely Escarpini pelo trabalho como vereador. Respondendo a Ary Corrêa, afirma que não denunciar não quer dizer que não fiscalizou. Agradece pelos votos recebidos.

Leo Camargo (PL)

Lembra que no início da legislatura se comprometeu a “não vender o mandato” e manteve este compromisso com sua família e seus eleitores até o final. Diz que enquanto cidadão, mesmo que não mais vereador, continuará lutando pelos direitos da população. Agradece a Osmar Chupeta pelo apoio recebido. Diz que o pior momento foi quando foi ameaçado de morte junto com sua família. Agradece sua assessoria pelo trabalho realizado. Afirma que em 2026 será deputado estadual.

Marcelinho Fávero (União Brasil)

Registra a inauguração da nova unidade de saúde do Waldir Furtado de Amorim, obra realizada em parceria com a faculdade Multivix, e avanço na obra da praça do bairro, melhorias importantes para a comunidade.

Pr. Delandi Macedo (PSDB)

Agradece a Deus pela oportunidade de mais um mandato, elogia os demais vereadores pelo trabalho realizado, registrando que nesta última eleição foram muito perseguidos e não têm sido respeitados nos lugares e reuniões das quais participam. Agradece à sua equipe e todos que trabalharam em seu mandato. Elogia o amadurecimento conquistado por Junior Correa com o mandato de vereador e o anúncio de Ferraço por Parraro Scherrer para a pasta de Direitos Humanos, com planos de cuidar da regularização fundiária em Cachoeiro.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Fala sobre o fim do mandato e não ter sido vendido de nenhuma forma, trabalhando de forma honesta para o povo. Afirma que continuará realizando o mesmo trabalho na saúde, em prol do povo, independente de não ter mandato, porque “é um dom que Deus deu e ninguém pode tirar”.

Paulinho Careca (Podemos)

Parabeniza ao prefeito pelo anunciado abono salarial e aos servidores pela persistência nessa conquista. Registra a alegria que visualizou nos servidores da creche do São Lucas porque este abono garantirá um bom final de ano, mesmo recebendo salários tão baixos. Manifesta alegria por não fazer parte do grupo da administração atual, que está de partida.

Rodrigo Sandi (PDT)

Fala sobre a importância de deixar um legado na vida pública e as melhorias conquistadas para sua comunidade, o bairro Zumbi, desde 2017. Comenta a importância do trabalho dos projetos sociais e esportivos na formação e educação dos jovens. Um dos reflexos disto é a boa conservação dos equipamentos públicos instalados no bairro, que em outros tempos seriam depredados. Diz que fará o Zumbi se tornar um bairro bonito, colorido, retomando o projeto Pontos das Flores, investindo em mutirões para pintura das escadarias e valorizando os espaços existentes. Agradece à assessoria pelo trabalho realizado e aos eleitores pela confiança.

Leo Cabeça (PSDB)

Agradece pelos votos recebidos, afirmando que a confiança recebida em 2020 foi respondida com os recursos e melhorias conseguidas para a comunidade através do governo do estado e do município. Agradece a Paulo Grola pela parceria no mandato, que “mudou a cara” do distrito e a todos os vereadores pelo apoio à resolução do problema da “curva da morte” da serra de Soturno.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Despede-se dos colegas vereadores que não retornarão no próximo mandato. Deseja um bom trabalho para a próxima secretária de saúde Renata Fiório, pedindo desde já que olhe pelas agentes de saúde, providenciando salas e computadores para que trabalhem e o atendimento aos pacientes seja agilizado, e a contratação de empresas terceirizadas para a realização de exames em Cachoeiro, como tem em Alegre. Sugere instalação de clínica em Itaoca no local onde foi construída cozinha comunitária que não é utilizada, ao invés de levar ônibus de pacientes de Cachoeiro para outros municípios.

Brás Zagotto (Podemos)

Diz que o governo do estado, através da SESA, poderia fazer convênio com a Clínica Med para a realização de 30.000 procedimentos e pequenas cirurgias, mas a prefeitura não libera. Parabeniza os deputados Allan Ferreira e Bruno Rezende pelas emendas parlamentares que permitiram a entrega de materiais esportivos a diversos projetos sociais. Faz um balanço positivo do mandato que finaliza este ano como presidente da Câmara, quando foram realizadas diversas obras e investimentos, concedido abono salarial aos servidores e ainda serão devolvidos cerca de R$1.680.000,00 ao município. “Estou saindo com a certeza de dever cumprido!”. Registra que pedirá a votação nesta sessão dos Projetos de Lei referentes ao abono dos servidores do município, à regulamentação da concessão do título Cachoeirense Presente nº1 pela Câmara e à prorrogação para o próximo mandato do desconto no IPTU.

Junior Corrêa (NOVO)

Agradece a Galo pela parceria nas eleições e aos vereadores por vários episódios, vividos dentro e fora da carreira política. “Eu que nunca pensei em ser vereador, posso dizer que foi uma das melhores experiências da minha vida”. Agradece a Ferraço pelo convite e oportunidade de ser vice prefeito, aos concorrentes que foram muito bons na campanha e à população cachoeirense.