Você está aqui: Página Inicial / Institucional / História / Símbolos do Município

Símbolos do Município

por cai — publicado 03/05/2017 14h26, última modificação 03/05/2017 14h26
Símbolos do Município

Brazão

Criado pela Lei Municipal nº 2.262/1982. As torres que se encontram em cima do escudo significam os 7 distritos de Cachoeiro de Itapemirim, em 1982. O ramo de café significa a maior riqueza agrícola da região. A logomarca Cachoeiro é oficialmente adotada pela Prefeitura inscrita em amarela ou dourada, nos caracteres (letras) conforme o Escudo. Os três monolitos, em branco ou prata, significam blocos de mármore e, também o Itabira estilizado. A roda dentada significa a pujança industrial do Município, em branco ou prata. O desenho da parte inferior esquerda, sem esfera, é uma cabeça de boi estilizada, significando a pecuária, maior bacia leiteira do Estado. Considerando-se a esfera, vê-se uma figura humana estilizada, significando o homem cachoeirense. A pena, em desenho geométrico, significa a cultura e as letras cachoeirenses.

Bandeira

Instituída pela Lei nº 2.262/1982. Criada em 25 de março de 1987, mede 1,40 x 2,00m. Possui canto azul com três monolitos em cor branca na posição diagonal, no centro da bandeira. Os monolitos representam o Pico do Itabira estilizado e placas ou blocos de mármore que são as maiores riquezas minerais do Município de Cachoeiro de Itapemirim. O azul (cobalto) representa o firmamento. A coroa amarela, com sete pontas, representa os distritos de Cachoeiro à época, como também representa a coroa da "Princesa do Sul". Vazando a coroa, consta a inscrição da logomarca "Cachoeiro". Sob a coroa, em branco, vê-se a constelação do Cruzeiro do Sul, cuja estrela Epsilon representa, na bandeira do Brasil, o Estado do Espírito Santo. Na bandeira de Cachoeiro, o Cruzeiro do Sul representa os seus filhos ilustres que brilham em diversas atividades por todo país. No campo cultural, Cachoeiro é considerada a “Atenas” capixaba.

Hino de Cachoeiro de Itapemirim

Autor: Raul Sampaio - Gravado por Roberto Carlos em 1969

Eu passo a vida recordando
De tudo quanto aí deixei.
Cachoeiro, Cachoeiro
Vim ao Rio de Janeiro
Pra voltar e não voltei.
Mas te confesso, na saudade
As dores que arranjei pra mim
Pois todo pranto destas mágoas
Inda irei juntar às águas do teu Itapemirim.
Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terra onde eu nasci
Recordo a casa onde eu morava
O muro alto, o laranjal
Meu flamboyant na primavera,
Que bonito que ele era
Dando sombra no quintal
A minha escola, a minha rua
Os meus primeiros madrigais
Ai como o pensamento voa
Ao lembrar da terra boa
Coisas que não voltam mais.

A canção “Meu pequeno Cachoeiro” tornou-se Hino Oficial de Cachoeiro de Itapemirim com a aprovação da Lei Municipal nº 1072 de 28/07/66.