Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Exposul: Sindicato Rural presta de contas

Exposul: Sindicato Rural presta de contas

por Celia — publicado 16/08/2017 13h50, última modificação 16/08/2017 13h50

O diretor do Sindicato Rural, Wesley Mendes, esteve na Câmara nesta terça-feira (15) prestando contas sobre a Expoagro, evento realizado em junho, durante a Festa de Cachoeiro. O convite foi feito pelo vereador Alexandre Maitan (PDT).

“A estrela do evento foi o produtor”, disse Wesley, informando que a exposição movimentou cerca de R$ 2 mi em negócios, o que superou as  expectativas dos organizadores. Segundo ele, o agronegócio da região está mudando, e hoje  caprinos e ovinos estão superando a quantidade de bovinos.

O diretor afirmou ainda que cerca de 1000 pessoas trabalharam na festa, que contou com  80 expositores de 25 municípios capixabas. Também participaram 44 agroindústrias, sendo 12 de Cachoeiro, com estandes na praça de alimentação. A realização do evento custou R$ 220 mil, dos quais R$ 170 mil foram arrecadados através de patrocínios e o restante foi bancado pelo sindicato. As premiações do concurso leiteiro foram oferecidas pelo Poder Público.

Com dez apresentações culturais e sem nenhum show na programação, a Expoagro atraiu aproximadamente 30 mil visitantes. Além disso, foram oferecidas 150 horas de programação técnica, e  709 produtores fizeram cursos de capacitação. “Tudo foi realizado sem repasses financeiros da prefeitura, apenas suporte técnico e cessão de área”, concluiu. Em 2018, a Expoagro ocorrerá nos dias 11 a 15 de abril.

Aproveitando a presença do diretor, o vereador Delandi Macedo questionou sobre a capacidade de atendimento do aumento da demanda na Feira do Produtor, após a ampliação do número de servidores que têm direito ao tíquete-feira. “Precisamos nos adaptar, mas a agricultura tem seu tempo certo e o produtor familiar precisa de certeza de venda, para não acontecer o mesmo que acontece no Ceasa, onde as perdas são enormes”, afirmou Wesley.